quinta-feira, 13 de outubro de 2011
sexta-feira, 7 de outubro de 2011
Aula Prática nº 1
No dia 26 de setembro de 2011 os estudantes da Bio Krenak foram a procura de animais invertebrados com o professor Roni, foram divididos em grupos de três para uma expedição na mata a procura de animais invertebrados. A maioria dos animais encontrados foram artrópodes e ainda vimos anelídeos e moluscos.
Confira abaixo alguns dos animais observados.
Aula pratica nº 1
Lista de animais encontrados no dia 26/9/2011:
Gongolo – Diplópodes (artrópodes)
Formiga–vermelha – Insetos (artrópodes)
Marimbondo – Insetos (artrópodes)
Lacraia – Quilópodes (artrópodes)
Aranha papa mosca – Aracnídeos (artrópodes)
Joaninha – Insetos (artrópodes)
Caracol – Gastrópodes (moluscos)
Borboleta – Insetos (artrópodes)
Minhoca – Oligoquetas (anelídeos)
Grilo – Insetos (artrópodes)
Vespa – Insetos (artrópodes)
Abelha-cachorrinha – Insetos (artrópodes)
Besouro – Insetos (artrópodes)
Mosca – Insetos (artrópodes)
Aranha
Filo: artrópode
Classe: Aracnídeos
Curiosidade: O Brasil possui quatro tipos de aranhas venenosas,classificadas como de interesse médico. Esses tipos requerem tratamento em forma soroterapia em casos de acidentes envolvendo -as. Há ainda dois tipos que não representam tantos perigos ao homem: são as aranhas de teias e caranguejeira Produzem teias que são 5 vezes mais fortes do que o aço no mesmo diâmetro. Além disso, a teia pode ainda se esticar 4 vezes mais que seu comprimento inicial. As teias resistem a água e a temperaturas até -45 °C sem se romperem. A aranha poderia morrer presa em sua própria teia, mas sua pata é equipada com pelos que não permitem que isso aconteça. Existem 40.000 espécies de aranhas conhecidas, mas alguns estudiosos calculam este número pode chegar a 100.000. Os filhotes aprendem a fabricar teia sozinhos. A fobia de aranhas se chama aracnofobia.
Postado por: Rafael
Postado por: Rafael
Lacraia
As lacraias são também conhecidas como centopéias, pertencem, dentro do grande grupodos artrópodes, à Classe dos quilópodes e é encontrada em regiões tropicais (úmidos),especificamente em folhas no chão e em troncos de arvores, inclusive no Brasil. A cabeça ostentaum par de antenas, um par de mandíbulas e dois pares de maxilas. O primeiro par de patas, os maxilipídios funcionam como armas de defesa.AlimentaçãoOs quilópodes podem ser herbívoros ou carnívoros. Os carnívoros são predadores, ou seja, caçame alimentam-se de pequenos animais, como moscas, grilos ou vermes. As lacraias capturam suapresa com pinças muito fortes que possuem no último par de patas. Depois, cravam suas unhas pequenas presentes na cabeça e injetam um veneno mortal em suas vítimas.ReproduçãoA reprodução dos quilópodes é sexuada. Os sexos estão separados em indivíduos diferentes(machos e fêmeas). A fecundação é interna: o macho deposita suas células sexuais no corpo dafêmea, dentro da qual encontram as células sexuais femininas.
Gongolo
Filo- artrópode
Classe- Diplópode
Gongolo encontrado numa viagem da Tupiniquim |
Características gerais Um representante desse grupo é o piolho-de-cobra, conhecido também como embuá ou gongolo. O corpo dos diplópodes possui uma cabeça com uma par de antenas curtas e tem também vários segmentos.
Em cada segmento do seu corpo, há dois pares de pernas, daí o nome diplópodes - que vem do grego e significa "patas duplas" (diplo significa "duplo", e podos, "patas"). Os diplópodes gostam de lugares escuros e terra úmida. Vivem embaixo de pedras e folhas mortas ou dentro de troncos de árvores apodrecidos. Assim como os quilópodes, eles procuram sombra e umidade. Quando atacados, enrolam-se e liberam uma secreção que afugenta os inimigos. Os diplópodes são ovíparos, isto é, pões ovos. |
São animais herbívoros (Diferentemente dos Quilópodes) e detritívoros, isto é, se alimentam de detritos, como matéria vegetal morta.
Gongolo enrolado para a proteção encontrado na escola. |
Joaninha
Filo: Arthropoda
· A joaninha tem meio centímetro. É menor que uma unha;
· A joaninha come ácaros, pulgões e outros insetos;
· Existem joaninhas de várias cores: vermelha, amarela, verde, laranja, dourada;
· As cores das joaninhas servem para avisar para os predadores que elas não são saborosas;
· A joaninha mais comum é a vermelha com pintas pretas. Ela tem 7 pintas;
· Existe joaninha-macho e joaninha-fêmea. A fêmea é maior que o macho;
· A joaninha voa no verão e, no inverno, ela fica na casca da árvore para colocar seus ovos;
· A joaninha nasce de um ovinho, depois vira larva e aí vira joaninha;
· A joaninha tem 2 antenas, que servem para ela sentir o cheiro e o gosto;
· A joaninha é amiga dos agricultores, ela come entre 40 a 75 pulgões por dia que estragam as plantações;
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
Introdução
O blog Bio Krenak é um lugar onde podemos apresentar ao público a flora e a fauna do nosso espaço escolar.
Assinar:
Postagens (Atom)